Jeu de Paume

História

O jeu de paume é um esporte de raquete praticado há cerca de 1000 anos e que se estendeu por toda a Europa no século XV.

É o antecessor direto de outros esportes de força braçal como a pelota basca e o tênis.

Inicialmente o jogo consistia em golpear com a palma da mão (paume em francês) uma bola artesanal confeccionada com pele de ovelha. Seus praticantes untavam a mão com azeite e farinha para evitar que a bola escapasse.

HISTÓRIA

O jeu de paume foi umas das principais modalidades esportivas praticadas entre 1250 e 1650.

A capital francesa Paris era o principal centro do esporte, devido à qualidade das bolas produzidas pelos artesãos, conhecidos como les paumiers.

As bolas eram um produto muito solicitado devido ao grande número de praticantes, porém era proibida a exportação para fora de Paris, sendo por isso dificilmente encontradas em outras partes da Europa.

Apenas a partir do século XVIII notou-se uma descentralização da capital da França com relação ao esporte.

HISTÓRIA DO JOGO

O jogo consiste em devolver a bola por cima de uma rede, como no tênis da atualidade, sendo disputado individualmente (um contra um), em duplas, trios e até equipes de quatro jogadores.

A forma de contagem dos pontos também é semelhante à do tênis (15, 30, 40).

A partir do século XVIII foram introduzidos protetores para a mão para proteger dos golpes contra a bola.

A princípio os jogos eram disputados ao ar livre, mas a partir do século XIX começou-se a trasferir para terrenos fechados, nascendo assim os salões de jeu de paume, também conhecidos como tripots.

Não havia árbitros e os jogadores deveriam acatar a decisão dos espectadores em relação às jogadas duvidosas. Entre as suas regras era proibido ao jogador aparentar cansaço, sendo a partida abruptamente interrompida se o participante estivesse mal fisicamente, além da obrigação de limpar e trocar a camiseta ao final do jogo.

A primeira menção de se usar raquetes para o desenvolvimento do jogo data do ano de 1505, sendo que anteriormente já havia jogadores que usavam tacos de madeira.

Foi com a introdução da raquete que o jeu de paume alcançou a maior popularidade na França.

ANTECESSOR DO TÊNIS

Após a batalha de Azincourt, em 1415, o duque de Orléans foi capturado e levado à Inglaterra, onde permaneceu por vinte anos em Winfield.

Foi através dele que o esporte foi introduzido na Inglaterra, já que o duque era praticante. Quatro séculos depois um descendente de Winfield, Walter Clopton Winfield, inventou o tênis, uma adaptação do jeu de paume mas jogado sobre grama.

JOGOS OLÍMPICOS

No início do século XX o jeu de paume integrou os Jogos Olímpicos de Verão de 1908 em Londres.

Foi a única aparição do esporte em Jogo Olímpicos.

O JOGO NA ATUALIDADE

Quando o esporte caiu em desuso na França no final de século XVIII, encontrou praticantes na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Estes dois países, e também a Austrália, estão entre as potências do esporte hoje, sendo que a França tenta timidamente um retorno.

O jeu de paume foi o primeiro esporte a atribuir o título de campeão do mundo, em 1740, sem interrupção até os dias atuais.

No primeiro dia de setembro, celebra-se nos jardins de Luxemburgo as fases finais do Campeonato da França.