Campeonato de Frescobol será disputado entre 130 atletas na praia de Cambury

Data: 23/01/13

No próximo fim de semana, dias 26 e 27, acontece em Cambury,na Costa Sul de São Sebastião, uma disputa que tem por principal objetivo, dar mais visibilidade à uma modalidade esportiva praticada nas areias das praias brasileiras: o frescobol.

Com total apoio da Prefeitura, o Campeonato de Frescobol 2013 em Cambury, contará com a participação de 130 atletas divididos em três categorias: Masculino, Misto e Adulto-Juvenil e tem a finalidade de obter mais visibilidade no cenário desportivo, já que o frescobol está crescendo no Brasil e no mundo.

Segundo a organização, o evento foi montado para receber um grande público, pois a praia deverá ficar lotada de turistas em função do feriado de aniversário da capital paulista, na próxima sexta-feira (25).

“Atração não irá faltar, tanto no sábado quanto no domingo, devido ao show de bola que vai rolar solto na areia”, garantiu Daniel Careca, presidente da Afresp (Associação de Frescobol de São Paulo). De acordo com ele, a modalidade comporta e requer um evento com toda a estrutura e público a ser apresentado em Cambury.

No sábado, conforme o cronograma, a classificatória da categoria Masculino ocorrerá das 10h às 14h e a da Mista entre 14h30 e 18h30. Já no domingo, das 10h às 12h30, serão realizados os jogos da categoria Adulto-Juvenil.

Em seguida, das 12h30 às 14h, acontecerá a final do Masculino. Logo após, das 14h30 às 16h, será a vez da categoria Mista. Entre 16h e 17h, ocorrerá a premiação dos vencedores.

No ano passado, o campeonato contou com a participação de 48 duplas. Todas elogiaram a organização e o nível dos atletas. Os jogos também agradaram aos frequentadores da praia.

O torneio é uma realização da Parceiro Eventos, com apoio da Afresp e patrocínio da Sococo S/A Indústrias Alimentícias.

Serviço – As partidas serão realizadas em frente ao acesso próximo à lanchonete Tubarão e à rede de futevôlei. Mais informações na página www.afrespfrescobol.org.br (RS/RF).

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Frescobol em Camburi 2013

Data: 23/01/13

As competições serão destinadas ao público que tem o Frescobol como prática esportiva de lazer, moradores e turistas da região de São Sebastião, sendo divididas nas categorias:

* MASCULINA -- dois atletas homens;

* MISTA -- uma mulher e um homem;

* ADULTO - JUVENIL -- uma menina ou um menino de até 15 anos, e um adulto homem ou mulher.

Apresentaremos agora os critérios de avaliação, para que as duplas, com seus treinamentos, e conseqüente adequação do jogo diante desses critérios, possam melhorar suas performances e obterem melhores resultados na competição:

Nº de SEQUÊNCIAS – chama-se de ‘sequência’ a troca de bola sem que a mesma caia no chão. A cada 3 bolas perdidas, a dupla perderá 1% do total de pontos, no final da apresentação. Detalhe: a 4ª bola perdida dará início à perda do 2º ponto percentual do total de pontos, a 7ª bola perdida dará início à perda do 3º ponto percentual do total de pontos, a 10ª bola perdida dará início à perda do 4º ponto percentual do total de pontos, e assim por diante;

POTÊNCIA – considerando que ataque é o passe impulsionado, é a aceleração da alavanca do braço que segura a raquete, desencadeando a aceleração da velocidade da bola, POTÊNCIA é a composição de velocidade e força que se dá ao passe. É exatamente esse critério que diferencia um simples passe de um ataque.

O critério POTÊNCIA será dividido em duas categorias: os ataques com potência baixa ou mediana serão classificados como A1, e os ataques de alta potência classificados como A2. E, assim sendo, serão pontuados de acordo com a avaliação da equipe de arbitragem em relação a essa divisão. Pesos: A1 – peso 1 (nº de ataques x 1); A2 – peso 3 (nº de ataques x 2);

HABILIDADE – a) é um ataque de revés, ou seja, realizado do lado contrário do corpo àquele que o jogador utiliza usualmente (seja de backhand, seja de mão trocada); b) é a capacidade de realizar um salvamento, ou seja, o êxito em recuperar uma bola aparentemente perdida, prestes a cair no chão. É um movimento de complexa execução, onde o atleta que realiza o salvamento abandona sua condição de estabilidade corporal para evitar a queda da bola de sua parceria; b) é a capacidade de desferir um contra ataque, golpe que apresenta a habilidade de rebater o ‘ataque’ do parceiro com outro ‘ataque’, ou seja, emenda um ataque na direção do parceiro em seguida de ter recebido um ataque vindo do mesmo. É a execução de uma habilidade com o viés artístico, é a boa estética do jogo, é o elemento que atrai a atenção de quem assiste ao jogo. Indo além, é mais do que fazer bem, é fazer bem, com estilo!

A HABILIDADE é outro critério que apresenta uma divisão: Classificada como H1 são os ataques de revés e contra ataques de potência baixa ou mediana, e os salvamentos. Classificados como H2 são os ataques de backhand e contra ataques de alta potência. Pesos: H1 – peso 2 (golpes classificados como H1 x 1,5); H2 – peso 4 (golpes classificados como H2 x 2,5);

As notas finais serão dadas pela fórmula: A1 + H1 + A2 + H2 - nota do critério nº de sequência.

As partidas terão duração de 4 minutos cada. Tempo este de bola em jogo. Bola no chão, tempo parado.

Haverá 20 vagas para as categorias Masculina e Mista, e 10 vagas para a categoria Adulto-juvenil. As 8 primeiras, nas categorias masculina e mista se classificarão paras as finais. A categoria Adulto-juvenil será realizado em turno único.

Com essa exposição teórica, esperamos estar localizando os jogadores quanto aos aspectos avaliados em seus jogos. A partir daí, fica fácil entender que a avaliação dos árbitros nada mais é do que uma leitura e posterior tabulação da produção dos jogadores.

Dito isso, determinaremos a partir de agora os aspectos disciplinares da competição: qualquer atitude inadequada durante as partidas, ou seja, dentro da arena, serão punidas pela equipe de arbitragem, obedecendo a sinalização:

CARTÃO AMARELO é uma advertência (um jogador somente poderá receber um único cartão amarelo durante toda a competição, sendo a repetição desse cartão o mesmo que um cartão vermelho, sinalizado pela exposição do 2º cartão amarelo e em seguida a exposição do cartão vermelho);

CARTÃO VERMELHO, de automática exclusão do atleta da competição, em todas as categorias que o mesmo estiver disputando. Haverá a imediata interrupção da partida quando ocorrer a exposição de um CARTÃO VERMELHO para algum atleta, eliminando assim sua dupla da competição.

Caberá à Equipe de Coordenação do evento aplicar as sanções disciplinares para os casos de indisciplina antes ou após as partidas, até mesmo fora da arena, durante todo o evento.

Para solucionar qualquer dúvida, escrevam para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: www.afrespfrescobol.org.br

 

ISBO Speedminton Slovenian Open 2013

Data: 23/01/13

ISBO SPEEDMINTON SLOVENIAN OPEN 2013 (1000 POINTS)

Organização: Slovenian Speed badminton Federation

Local: Olimia Thermal Spa

Data: 26 e 27 de Janeiro de 2013

Categorias: Simples e Duplas

Fonte: ISBO Speed badminton

Brasileiro faz história e é campeão do Aberto da Espanha

Data: 20/01/13

Melhor brasileiro no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Cazuo Matsumoto fez história neste domingo.

Pela primeira vez na decisão de uma etapa do Circuito Mundial, o número 94 do mundo superou o francês Christophe Legout por 4 sets a 1, parciais de 11/7, 11/6, 11/9, 8/11 e 11/5, para garantir o título do Aberto da Espanha, primeira competição da temporada 2013 do Circuito.

Além de primeiro brasileiro a garantir um título na competição, Matsumoto foi também o primeiro mesa-tenista latino-america a realizar o feito.

Nos últimos 20 anos, apenas o argentino Liu Song, prata em 1996, no Rio de Janeiro e em 2011, em Santiago, havia disputado uma decisão do Circuito.

O melhor resultado da carreira de Matsumoto, até então, era a semifinal do Aberto do Chile de 2012, quando acabou derrotado pelo japonês Kazuhiro Chan.

Nesta edição, o brasileiro precisou de quatro vitórias para chegar à decisão. Após triunfo tranquilo por 4 sets a 0 sobre o belga Julien Indeherberg, Matsumoto fez partida equilibrada com o francês Abdel-Kader Salifou, vencida por 4 sets a 2, de virada.

Nas quartas e na semifinal o brasileiro teve os seus dois maiores desafios na luta pelo título, ao decidir os duelos com o português André Silva e o local Marc Duran em sete sets.

Contra Silva, Matsumoto passou por apuros ao estar perdendo por 3 a 1, mas conseguiu a virada. Já contra o espanhol, o brasileiro saiu vencendo por 2 a 0, mas cedeu a virada e teve que se recuperar nas duas últimas parciais.

Na final contra Legout, porém, Matsumoto voltou a mostrar superioridade e teve tranquilidade para abrir 3 a 0. Após ceder um set para o rival, se impôs para fazer 11/5 na quinta parcial e garantir o título histórico.

Sem tempo para comemorar, o brasileiro volta a disputar uma competição já nesta quarta, quando começa o Aberto da Austrália, segunda etapa do Circuito Mundial de 2013.

Fonte: ESPN

4º Torneio de Beach Tennis ASBT conta com a presença de Alessandro Calbucci

Data: 15/01/13

4º TORNEIO DE BEACH TENNIS ASBT / IRONAGE - VERÃO 2013

Já está confirmada a presença do atleta italiano Alessandro Calbucci.

Ele virá ao Brasil participar do torneio e prestigiar o Aniversário da Cidade de São Paulo.

Em breve informações sobre a clínica de beach tennis que será ministrada pelo atleta.

Piauienses estreiam no Campeonato Sul Americano de Badminton

Data: 06/11/12

Após a convocação de onze atletas piauienses para integrarem a Seleção Brasileira de Badminton, que disputa a partir desta quarta-feira (07) o Campeonato Sul Americano de Badminton, em Lima, no Peru, sete atletas da Federação Piauiense de Badminton foram confirmados no torneio.

A atleta Gabriele Calvante foi convocada a integrar a equipe brasileira que vai disputar a primeira fase da competição.

Gabriele desembarcou da cidade onde será realizado o torneio, na última segunda-feira (05) juntamente com os demais atletas que buscarão medalhas para o Brasil.

Porém, Gabriele não é a única piauiense a participar do torneio. Na fase individual e de duplas, que tem início na sexta-feira (09), outros sete piauienses entrarão em quadra representando o Brasil.

A princípio, a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) convocou 11 atletas, mas somente sete viajam nessa quinta-feira (08).

O embarque está previsto para acontecer as 11h40. Para esta competição, que é uma realização da Confederação e da Federação Peruana de Badminton, a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) usou como critério para a convocação dos atletas o Ranking Nacional da modalidade.

E dentre os relacionados estão os nomes Sânia Lima, Juliana Viana, Fabrício Farias, Sâmia Lima, Vinícios Evangelista e Thainara Borges, atletas da Federação de Badminton Piauiense.

O torneio será disputado no Clube de Regatas Lima, em Lima, no Peru.

Fonte:Portal AZ

Nordestinos dominam a Copa Brasil de Frescobol em João Pessoa

Data: 04/11/12

A segunda edição da competição foi disputada nas categorias profissional e amador, com duplas masculinas e mistas. PB, RN, BA e SP foram campeões

Durante dois dias, 61 duplas disputaram a 2ª Copa Brasil de Frescobol nas areias da Praia de Tambaú, em João Pessoa.

Neste domingo, aconteceram as finais da competição, que foi dominada pelos nordestinos.

Das quatro finais realizadas, três foram vencidas por duplas da região.

No profissional masculino, os baianos Hock e Caroço subiram ao lugar mais alto do pódio, seguidos pelos pernambucanos Travasso e Rômulo.

O pódio foi completado pela dupla Heitor e Deco (ES/BA).

Já entre as duplas mistas, também no profissional, saiu a única parceria campeã que não é do Nordeste. Os paulistas Carol e Daniel foram campeões, com Cris e Mel, da Bahia, em segundo, e Alessandra e Fabiano, da Paraíba, em terceiro.

Nas finais da categoria amador, o Nordeste tomou conta do pódio tanto entre as duplas masculinas quanto entre as mistas.

Os paraibanos Alisson e Diego aproveitaram o apoio da torcida local e ficaram com o título no masculino.

Em segundo ficaram os potiguares Rufino e Pedro e em terceiro os também paraibanos Joales e Leu.

E nas duplas mistas vitória dos potiguares Sandra Lima e André, seguidos de Talísia e Uarlei, da Paraíba, e Rose e Adriano, também da Paraíba.

A organização do evento distribuiu R$ 1.800 em prêmios na categoria profissional e troféus e brindes para todas as duplas que subiram ao pódio.

Fonte: Globo Esporte

Tambaú reúne as feras do frescobol

Data: 30/10/12

João Pessoa volta a sediar a Copa Brasil de Frescobol neste fim de semana; disputas começam no sábado (3) na praia de Tambaú.

Depois do sucesso da edição do ano passado, a cidade de João Pessoa volta a sediar a Copa Brasil de Frescobol neste fim de semana.

As disputas começam no sábado na praia de Tambaú (próximo ao Hotel Tambaú), com os campeões sendo conhecidos no domingo.

A competição reúne atletas de nove estados do país e neste ano vai contar com uma premiação de R$ 1,8 mil para a categoria profissional.

Já os jogadores que optarem por disputar as provas amadoras vão receber troféus e brindes.

As apresentações de frescobol vão acontecer na arena montada na Praia de Tambaú, em frente à Academia Corpo Livre, a partir das 9h.

Segundo a coordenadora do evento, Paula Camargo, 61 duplas se inscreveram para a competição. Ela disse ainda que atletas de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia , São Paulo , Rio de Janeiro, Ceará , Espírito Santo, Alagoas, além da Paraíba, vão participar do campeonato.

"O sucesso do evento do ano passado foi tão grande que entramos (João Pessoa) para o calendário do frescobol nacional. Abrimos inscrição no dia 2 de outubro e no dia 4 já tínhamos um número considerável de competidores. Estamos muito felizes", afirmou Paula Camargo.

Esta é a segunda vez que a capital paraibana realiza o evento.

Em 2011, 63 duplas de todo o país estiveram em areias paraibanas para disputar o título da competição.

Apesar de estar contente com o êxito do torneio, a coordenadora lamentou a pouca participação feminina, Paula Camargo afirmou que as categorias profissional e amador só vão contar com as disputas masculina e mista.

Fonte: (Do Globoesporte.com)

TV Cidade Verde viaja para o Peru e lança série sobre Badminton

Data: 30/10/12, por Rayldo Pereira

O repórter Herbert Henrique nos leva em mais uma viagem pelo mundo acompanhando os atletas piauienses do Badminton.

Depois de percorrer a Europa, América do Norte, Ásia e África, dessa vez ele desembarca em Lima no Peru, para acompanhar a seleção brasileira no Campeonato Sul-americano de Badminton.

O Piauí é a terceira potência do esporte no país.

Dos 22 convocados para competir no sul-americano, sete são piauienses e a expectativa é que, assim como no Canadá, o Brasil traga muitas medalhas.

"É uma festa maravilhosa, esses jovens todos surgiram na vila Jerusalém e agora tem oportunidade de ser grandes atletas", afirmou o apresentador.

A série "Do Piauí para o Mundo" começa a ser exibida dia 09 de novembro nos programas Noticia da manhã, Cidade Verde Esporte, Jornal do Piaui e Jornal Cidade Verde.

Fonte: Cidade Verde

Campeonato Juvenil de Squash em Santo André

Data: 30/10/12

No dia 10 de novembro, sábado, das 9h às 15h, será realizada a segunda etapa do campeonato juvenil de squash na cidade de Santo André.

Cerca de 25 jovens, de 11 a 19 anos, disputarão as medalhas de ouro nas categorias sub 11, 13, 15, 17 e 19 no Clube 1º de Maio, localizado na avenida Portugal, número 79.

Ainda neste evento, o diretor de marketing da Federação Paulista de Squash, Carlos Piva, realizará uma apresentação sobre o esporte para os atletas e seus responsáveis.

“Squash – um caminho para estudo universitário nos USA” mostrará como um jovem brasileiro pode usar o squash como meio para estudar em uma boa universidade nos Estados Unidos, com custos muitas vezes subsidiados.

2º etapa do campeonato juvenil de Squash

Dia: 10/11 Horário: das 9h às 15h.

Local: Clube 1º de Maio (Av. Portugal,79 – Sto André – SP

Fonte: Reporter Diário

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>
Página 4 de 27