Dia do Desafio

Data: 28/05/12

APRESENTAÇÃO

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.

O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes

HISTÓRIA

Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo.

Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário.

Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio. A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta

SESC

São Paulo realiza o evento no Brasil pela primeira vez, em parceria com a The Association For International Sport for All (TAFISA). No mesmo ano, Pelé (Ministro de Esportes na época) participou do lançamento, afirmando "incentivar todos os brasileiros a praticar esportes".

COMO FUNCIONA

Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o numero oficial de habitantes do município. A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Fonte: SESC

Slovak Open 2012

Data: 28/05/12

SLOVAK 0PEN 2012

Aconteceu no final de semana a 4ª Etapa do Circuito Internacional de SPEED BADMINTON.

Esta etapa aconteceu na Slovkia, nos dias 26 e 27 de maio em Trnava.

Pela primeira vez, o torneio aconteceu em 2 dias e teve a participação de 120 jogadores de 12 países com a participação especial de 2 atletas Argentinos.

Foram  disputadas 9 categorias sendo que ficou para o domingo, dia 27 de maio, as finais.

Confira abaixo o quadro de medalhas desta etapa.

 

                                                    SLOVAK OPEN 2012

 

Fonte: Club Racket

 

Confederação Brasileira de Badmitnon já tem um novo presidente

Data: 27/05/12

Francisco Ferraz do Piauí foi eleito neste sábado (26) o novo presidente da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd).

Esta será a primeira vez que a entidade terá em seu comando um presidente da região nordeste do país.

A chapa vencedora é composta por Francisco Ferraz do Piauí como presidente, Cristiano Chew, de Brasília como primeiro vice e Franklin Batista, da Paraíba, como segundo vice e obteve maioria absoluta dos votos (10 votos favor e apenas 1 contra).

Segundo Francisco Ferraz essa foi uma vitória do esporte de maneira geral.

"As federações se uniram e acreditaram em nosso projeto para o desenvolvimento do esporte no país nos próximos anos. Acreditamos que essa união em torno do badminton irá trazer bons resultados a médio e longo prazo", declarou.

A assembléia realizada em Campinas também decidiu pela extensão do mandato que começa já em Maio de 2012 e vai até Dezembro de 2016 quando termina o próximo ciclo olímpico.

 

Fonte: Confederação Brasileira de Badminton

Tabela I Sênior Paulista

Data: 22/05/12

A Federação divulga a Tabela do I Sênior Paulista que será realizado no dia 26 de maio no Centro Paulista de Badminton - CPB a partir das 9:30h com a participação de 12 Entidades do Estado.

A grande novidade é a filiação e participação de atletas da Colônia Agrícola de Itapeti em Mogi das Cruzes, a mais recente entidade filiada na FEBASP.

O CPB fica na Rua Raposo Tavares - 72 (uma travessa da Av. Morumbi).

Quem quiser maiores informações ligar para Rony (011) 98385010

TABELA TORNEIO SÊNIOR

Fonte: www.febasp.org.br

 

Após crise, Fupe volta a organizar campeonatos

Data: 21/05/12

Com reingresso de atléticas, que estavam afastadas desde 2008, federação promete maior representatividade e mais jogos.

A Federação Universitária Paulista de Esportes (Fupe) voltou à ativa em abril, organizando os Jogos Universitários do Estado de São Paulo (JUESP). O campeonato reúne atletas universitários do estado, em confrontos de todas as modalidades de quadra. A nova diretoria, presidida pelo ex-judoca e vereador Aurélio Miguel, pretende voltar a representar suas filiadas e promover campeonatos com frequência. A gestão anterior recebeu denúncias de corrupção e desvio de dinheiro por parte de entidades filiadas e chapas de oposição.

Entre 2008 e 2012, entidades como a AAA Politécnica deixaram de renovar as filiações à Federação “por não acreditar na honestidade de quem estava na diretoria na época”, alega Gubio Barsottini, presidente da atlética. A AAA Rui Barbosa, da EEFE, retirou-se também “por conta dos altos valores cobrados por um campeonato relativamente ruim, com poucas equipes”, explica Mateus Bizetti, presidente.

Nessa época, os campeonatos da Fupe deixaram de ser os mais importantes para as entidades. Para Mateus, não estar na FUPE não é problema: “temos a NDU como campeonato que todas nossas modalidades veem como competitivo e com um número razoável de jogos”.

No final de 2011, as atléticas se refiliaram à Federação para participar das eleições para a diretoria. A decisão ocorreu em função de promessas das chapas de melhorar campeonatos e aumentar oportunidades de participação em competições nacionais. Das 47 filiadas, dez foram impedidas de votar, com a justificativa de que estavam irregulares. No caso da EEFE, a acusação foi de um cheque sem fundo datado de 2007, que nunca fora protestado anteriormente. “Foi uma situação embaraçosa e estranha já que, por estatuto, não poderíamos nem termos nos refiliado com a existência de tal dívida”, problematiza Mateus.

O presidente eleito diz que tem como objetivo dar à Fupe a credibilidade necessária para que em médio prazo as filiadas se sintam satisfeitas com o trabalho feito. Mateus pondera: “É um começo de trabalho, talvez ainda seja muito cedo para julgar mas, tomadas as decisões de maneira política ou não, a Fupe faz hoje alguma coisa pelo esporte universitário, coisa que não aconteceu nos últimos 4 anos”.

Competitividade

A Fupe abrange ligas e atléticas de todo o estado de São Paulo, de diversos níveis de preparo técnico. Por esse motivo, os jogos podem ser uma oportunidade para as entidades maiores investirem na melhoria de seu desempenho. Para Gubio, pode haver exagero por parte de alguns times na hora de inscrever federados, mas o ponto positivo em enfrentar competidores federados é que “o nível técnico da competição pode aumentar bastante”.

Na tentativa de não prejudicar entidades de nível esportivo mais baixo, a Federação adotou o seguinte método: ficou definido que quando uma equipe não tiver atletas federados a outra entidade poderá inscrever apenas um atleta e assim por diante.

Segundo plano

De acordo com Aurélio Miguel, “a Fupe atua como catalisadora e reguladora das atividades ligadas ao público esportivo universitário. Atletas [...] somente podem participar dos JUB’s (Jogos Universitários Brasileiros) ou Universíade (espécie de Olimpíada Universitária) se filiados à Fupe”.

Algumas entidades afirmam que permanecem na Fupe para chegar nesses campeonatos nacionais, colocando competições do estado em segundo plano. Pedro Ventura, assistente de coordenação da atlética da Universidade Paulista (Unip), afirma que “a Fupe perdeu sua representatividade. [...] Atualmente, para a Unip, o único objetivo de ser filiada é a garantia de participar da seletiva estadual visando a conquista da vaga para os JUB’s”. Ele completa: “se vamos para o JUB’s, vamos com força máxima, se participamos dos jogos da cidade de São Paulo, colocamos somente atletas não federados”. Já o vice-presidente da atlética da FEA, Arthur Peão, diz que a vantagem de competir na Fupe é preparar atletas para o InterUSP e para o Economíadas.

Fonte: Jornal do Campus USP

Torneio Metropolitano de frescobol é atração no Belmar Fidalgo

 Data: 20/05/12, por Fabiano Arruda e Luciana Brazil

A primeira etapa do terceiro Campeonato Metropolitano de Frescobol mobilizou 60 atletas neste domingo na praça esportiva Belmar Fidalgo em Campo Grande.

Os competidores do torneio amador foram divididos nas categorias masculino, feminino e mista.

Três árbitros fazem a avaliação. A maior parte dos participantes é formada por acadêmicos de Educação Física, que participaram de um curso, ministrado na última sexta-feira.

As aulas, parceria entre a Funesp (Fundação Municipal do Esporte) e Fesmaf (Federação Sul-Mato-Grossense de Frescobol), visam capacitar os alunos para a arbitragem da modalidade, além de dar aulas do esporte nas escolas.

Destacado pela disputa não ter enfrentamento, mas exibição, o frescobol pode cair no gosto dos praticantes que pretendem perder peso.

E para atrair adeptos serão ministradas aulas da modalidade as terças e quintas na praça Belmar Fidalgo. Segundo Nilton de Oliveira, um dos atletas de referência no País, praticar uma hora de frescobol pode consumir 300 calorias, além de exercitar músculos como o glúteo e abdome.

Já Valdomiro Júnior, 19 anos, diz que se interessou pelo esporte por conta do curso, embora já tivesse contato com a modalidade na praia.

Em agosto, Campo Grande vai receber Campeonato Nacional da modalidade.

Fonte: Campo Grande News

Inscrições para o 2º Escolar Olímpico Rumo à 2016

Data: 17/05/2012

A data da realização do Olímpico Escolar (somente a 1ª etapa) será alterado e deve ser realizado a partir do dia 20 de junho, provavelmente, dias 23 e 24 de junho, tendo em vista solicitação por parte da Secretaria de Esportes do Estado.

O prazo das inscrições será prorrogado até o dia 15 de junho

Em breve, mais informações.

O Estado de SP promoverá o II Campeonato Escolar Olímpico Rumo a 2016 em 3 categorias e somente na modalidade simples.

CAT A - Atletas nascidos em 2001, 2002 e 2003

CAT B - Atletas nascidos em 1998,1999 e 2000

CAT C - Atletas nascidos em 1995, 1996, e 1997

O Campeonato será dividido em 4 etapas, sendo 2 regionais e 2 estaduais.

INSCRICÕES ABERTAS E GRATUITAS : Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. com os seguintes dados :

Nome, RG,Data de Nascimento e Nome da Escola e Cidade, preferencialmente na ficha de inscrição abaixo. Na aba "INFORMAÇÕES" há detalhes do preenchimento.

FICHA DE INSCRIÇÃO 

Obrigatório apresentar um comprovante que estuda na Escola pela qual está jogando

Anexo um modelo de declaração.

DECLARAÇÃO ESCOLAR

Caso a Escola tenha um modelo específico, pode ser feito Declaração Escolar

Os atletas que subiram de categoria levam 40% dos pontos do Ranking 2011

Segue abaixo o Regulamento 2012 e o Ranking 2011 Regulamento 2012 Ranking Escolar

REGULAMENTO 2012

RANKING 2012 

1ª ETAPA REGIONAL - DIAS 09 e/ou 10 de JUNHO

1ª REGIÃO - SÃO BERNARDO DO CAMPO Av.Presidente Arthur Bernardes 55 – Rudge Ramos

2ª REGIÃO - JACAREÍ Sesi Rua Antonio Ferreira Rizzini 600 – São João

3ª REGIÃO - DESCALVADO

4ª REGIÃO - CAMPINAS

5ª REGIÃO - BRODOWSKI

8ª REGIÃO - ITAPETININGA Clube dos Bancários Av.Rubens Brasil 1005 – Jd Colombo

2ª ETAPA REGIONAL - DIAS 04 e/ou 05 de AGOSTO

1ª REGIÃO - SANTOS

2ª REGIÃO - JACAREÍ

3ª REGIÃO - BRODOWSKI

4ª REGIÃO - CAMPINAS

5ª REGIÃO - RIBEIRÃO PRETO,MOCOCA OU BRODOWSKI

8ª REGIÃO - ITAPETININGA SELETIVA ESTADUAL - DIAS 18 e 19 de AGOSTO

Após a realização destas duas etapas e dependendo do número de inscritos, serão classificados até 6 homens e 6 mulheres para a Seletiva Estadual por Região que será realizada no Ginásio do Ibirapuera (Conjunto Constâncio Vaz Guimarães) entre os dias 18 e 19 de agosto.

Os atletas classificados de cada região irão gratuitamente para SP e terão hospedagem e alimentação gratuitas.

Dessa Seletiva serão classificados 2 atletas homens e 2 mulheres entre a categorias dos que nasceram em 1998,1999 e 2000 para jogar por São Paulo nas Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas entre os dias 06 a 15 de setembro.

Passagens pagas pela Secretaria de Esportes do Estado e Hospedagem e Alimentação pelo Comitê Olímpico Brasileiro

FASE FINAL - DIAS 10 e 11 de novembro

Será realizada nesta data a fase final do II Campeonato Estadual Olímpico no Ginásio do Ibirirapuera (Conjunto Constâncio Vaz Guimarães).

Como na Seletiva Estadual, os atletas classificados de cada região terão hospedagem e alimentação gratuitas.

REGULAMENTO DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO - COB Entre os dias 06 a 15 de setembro, acontece na cidade de Poços de Caldas, as Olimpíadas Escolares do COB.

É o segundo ano que a modalidade faz parte desse programa.Ano passado as Olimpíadas Escolares foram realizadas em João Pessoa na Paraíba.

a.Para cada Estado serão classificados 2 atletas homens e 2 atletas mulheres nascidos em 1998, 1999 ou 2000 (12 a 14 anos)

b.Cada Estado poderá inscrever no máximo 2 simples masculina (SM), 2 simples feminina (SF), 1 dupla masculina (DM), 1 dupla feminina (DF) e 2 duplas mistas (DX)

c.A seletiva do Estado de São Paulo acontecerá apenas em simples e dos atletas classificados as duplas serão formadas.

d.Teremos duas etapas regionais onde serão classificados até no máximo 6 atletas que disputarão a vaga na Seletiva Estadual

DATA LIMITE DAS INSCRIÇÕES DA 1ª ETAPA REGIONAL - 01 DE JUNHO

DATA LIMITE DAS INSCRIÇÕES DA 2ª ETAPA REGIONAL - 27 DE JULHO FEBASP

Fonte: www.febasp.org.br

Empresa de telefonia patrocina badminton na Malásia

Data: 17/05/2012, redação Máquina do Esporte 

A Maxis, companhia de telefonia móvel da Malásia, fechou um contrato de dois anos para patrocinar a associação de badminton do país (BAM).

A seleção da modalidade é a principal esperança nacional de medalha nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

O patrocínio envolve um investimento anual de US$ 600 mil.

A Maxis terá cota de patrocinadora oficial do badminton malaio, com direito a publicidade estática e uso comercial da marca da BAM.

“A maior prova da história de sucesso da BAM é que o nosso esporte sempre foi criticado, mas os patrocinadores continuam apostando nele”, declarou Nadzmi Mohd Salleh, presidente da entidade, em entrevista ao jornal “Malaysian Star”.

Fonte: Máquina do Esporte

Curso de capacitação e formação de árbitro de frescobol começa na sexta-feira

Data: 16/05/2012 

A Prefeitura Municipal de Campo Grade viabilizou, por meio da Fundação Municipal de Esportes dois cursos de frescobol para este fim de semana, um capacitação e outro de formação de arbitragem.

Os cursos de aulas práticas e teóricas iniciam na próxima sexta-feira, 18, no Belmar Fidalgo.

Com o intuito de formar árbitros para compor o quadro da Fesmaf (Federação Sul-Mato-Grossense de Frescobol), e disseminar o esporte no estado, a Funesp traz, do Rio de Janeiro, para ministrar o curso, Milton de Oliveira Vieira e professora Silvia Silva de Oliveira, tri-campeões brasileiros no esporte.

O tema principal da capacitação é Recursos para Aplicação Escolar. Os conteúdos aplicados abordam a história, equipamentos, campeonatos oficiais, categorias, técnicas e o Frescobol na educação física.

Os participantes recebem camisetas e certificado.

As inscrições já encerraram, devem participar mais de 80 pessoas.

Os cursos têm duração de três dias, sexta-feira (18), sábado (19) e domingo (20) durante todo o dia.

Fonte: Midia Max

Semana Olímpica estará em todas as regiões do Brasil

Data: 14/05/2012 

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) levará as comemorações da Semana Olímpica 2012 a todas as cinco regiões brasileiras.

A partir desta terça-feira, Serra (ES) receberá as atividades comemorativas pelo aniversário do Comitê Olímpico Internacional (COI). O evento, uma parceria entre o COB e a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, reunirá alunos e professores de escolas capixabas numa programação variada, com atividades esportivas, culturais e educativas.

Além do Espírito Santo, este ano haverá atividades comemorativas da Semana Olímpica no Amapá, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, além da realização da Corrida do Dia Olímpico, em São Paulo. A Semana Olímpica integra as comemorações pelo Dia Olímpico, em 23 de junho, dia em que se celebra o aniversário de fundação do COI.

- A realização da Semana Olímpica é uma forma de celebrar todo o bem estar que o esporte nos proporciona. É importante propagarmos o teor educacional do esporte, seu poder de integrar, incluir e mobilizar as pessoas a partir da prática e dos valores do esporte. O Ideal Olímpico está diretamente ligado aos valores éticos do homem em prol de uma sociedade mais justa e solidária", define . Em ano olímpico, as comemorações da Semana Olímpica ganham ainda mais relevância para a sociedade brasileira - contou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB. Um dos destaques da programação será a presença de atletas como o medalhista de prata no revezamento 4x100m rasos em Sydney, André Domingos, que foi escolhido como embaixador do evento no Espírito Santo.

Em sua passagem por Serra, na próxima quinta-feira, dia 17, Domingos fará um bate-papo com crianças e jovens da rede de ensino capixaba. Robson Caetano, medalhista de bronze nos 200m rasos em Seul 88, também será palestrante, dentro das atividades realizadas no Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Cruz do Sul. Evento mais tradicional nas comemorações da Semana Olímpica, a Corrida do Dia Olímpico acontecerá em São José do Rio Preto, no dia 24 de junho. No Rio de Janeiro, as atividades serão realizadas no Parque Aquático Maria Lenk, base do Centro de Treinamento Time Brasil. Serão realizadas clínicas esportivas de diversas modalidades para alunos da rede municipal; teatro de bonecos; além de palestras de atletas olímpicos.

Semana Olímpica

O "Dia Olímpico" foi celebrado pela primeira vez em 1948, no dia 23 de junho, data que marca a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão Pierre de Cubertin, em 1894. No Brasil, a data coincide com o Dia Nacional do Esporte.

Realizada desde 1998 no Brasil, a Semana Olímpica tem como objetivo difundir os ideais olímpicos, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e saudável, bem como solidificar seus norteadores fundamentais: esporte, cultura e educação.

Programação da Semana Olímpica 2012:

- Espírito Santo - de 15 a 17 de maio

Local: Serra/ES Seminário de Esporte Escolar e de Base: Atletismo

Ministrante: Lázaro Pereira Velázquez

Embaixador: André Domingos - Atletismo

Palestra sobre Movimento Olímpico Teatro de Bonecos

- Bahia - de 31 de maio a 02 de junho

Local: Salvador/BA Seminário de Esporte Escolar e de Base: Voleibol

Ministrante: Percy Oncken

Embaixador: a definir - Voleibol

Palestra sobre Movimento Olímpico Teatro de Bonecos

- Rio Grande do Sul - de 04 a 06 de junho

Local: Santa Cruz do Sul/RS Seminário de Esporte Escolar e de Base: Atletismo

Ministrante: Pedro Henrique Camargo de Toledo Embaixador: Robson Caetano - Atletismo

Palestra sobre Movimento Olímpico Teatro de Bonecos

- Amapá - de 12 a 14 de junho

Local: Macapá/AP Seminário de Esporte Escolar e de Base: Tênis de Mesa

Ministrante: Nelson Machado

Embaixador: Ubiraci Costa (Biriba) - Tênis de Mesa

Palestra sobre Movimento Olímpico Teatro de Bonecos

- Goiás - de 20 a 22 de junho

Local: a definir Seminário de Esporte Escolar e de Base: a definir

Ministrante: a definir Embaixador: a definir Palestra sobre

Movimento Olímpico Teatro de Bonecos

Corrida do Dia Olímpico - 24 de junho - parceria com o SESC Local: São José do Rio Preto

Rio de Janeiro - de 26 a 28 de junho - parceria com o SESI

Local: Maria Lenk Teatro de Bonecos

Clínicas esportivas

Embaixadores

Fonte: LanceNet

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>
Página 10 de 27