História


O desenvolvimento do AirShuttle é um projeto de cinco anos em colaboração com o Instituto de Pesquisa Esportiva (ISR) da Universidade Tecnológica Nanyang, em Cingapura.

Tudo começou com a visão de desenvolver uma nova peteca ao ar livre com maior resistência ao vento, para permitir que as pessoas tenham uma experiência mais positiva do badminton ao ar livre.

As principais considerações foram que ele deve ser jogado com as mesmas raquetes e ter bom desempenho de vôo, resposta de giro e durabilidade.

Em 2014, foram definidos os critérios iniciais para o desenvolvimento da peteca externa e seus parâmetros de design.

Além disso, um MOU foi assinado com o Instituto de Pesquisa Esportiva (ISR) da NTU para iniciar o desenvolvimento de petecas de protótipo para testes.


Os critérios básicos acordados foram:

- As petecas devem ter trajetória, acústica e toque semelhantes aos de um vaivém interno tradicional.

- Propriedades de vôo semelhantes com influência limitada das variações de umidade.

- Impacto mínimo do vento lateral e axial. As petecas são duráveis ​​e econômicas.

Durante o período de 2015-18, mais de 30 protótipos foram desenvolvidos e sujeitos a testes rigorosos.

Um projeto preferido foi confirmado no início de 2018 e os protótipos foram testados em estudos independentes pela Universidade de Alicante e pela Universidade da Malásia como parte do programa piloto, usando grupos de jogadores do nível iniciante até os atletas olímpicos.

Os resultados deste teste foram analisados ​​e as patentes publicadas para os principais elementos de design.

Em fevereiro de 2019, demos o próximo passo, introduzindo a peteca e a visão BWF do novo jogo, para as principais marcas e fabricantes de badminton para incluí-los no projeto e obter feedback comercial valioso.

Atualmente, estamos trabalhando com empresas de produção para confirmar o processo de fabricação e continuar o desenvolvimento do AirShuttle e melhorar ainda mais a estabilidade, durabilidade e desempenho.

A intenção é lançar o AirShuttle globalmente em 2020 para apoiar a implementação mundial do AirBadminton.

Fonte: www.bwfbadminton.com

Regras do Air Badminton



Existem três formatos nos quais você pode jogar:

Singulares – 1 vs. 1

Duplas – 2 vs. 2

Triplos – 3 vs. 3

As dimensões da quadra foram definidas para incentivar jogos mais longos e manter os aspectos físicos do nosso esporte.

Os jogos começam com um serviço de qualquer lugar atrás do marcador de 3m.

O AirShuttle deve ser atingido em uma direção para cima, com os dois pés estacionados atrás do marcador de 3 m.

O servidor pode direcionar o AirShuttle para qualquer lugar na área de jogo da oposição além da linha de 2m.

Simples e duplos seguem o mesmo estilo de jogo do badminton, levando em consideração as dimensões da quadra e os regulamentos de serviço.

Em triplos, os mesmos regulamentos de serviço se aplicam, mas nenhum jogador pode devolver o AirShuttle em duas ocasiões consecutivas.

Superfícies O AirBadminton é jogado em uma superfície uniforme e segura em variedades como madeira, grama e areia.

Devido à aerodinâmica do AirShuttle, sempre que possível, os tribunais devem ser montados lateralmente na direção predominante do vento para permitir a melhor resistência ao vento.

Na areia, a altura da rede a partir da superfície da quadra é inferior a 1,45m no centro e 1,5m nas linhas laterais para duplos e triplos.

O AirBadminton também pode ser jogado em quadras de badminton externas existentes.

PONTUAÇÃO

O sistema de pontuação recomendado pela BWF é o melhor de cinco jogos a onze pontos.

No entanto, outros sistemas podem ser usados ​​para atender a considerações locais.

Se o placar estiver empatado em 10, o lado que ganhar uma vantagem de dois pontos primeiro vencerá o jogo.

Se o placar for 12, o time que marcar o 13º ponto vence o jogo.

O lado vencedor será o primeiro no próximo jogo.

Os jogadores devem mudar de ponta a ponta durante cada jogo quando a pontuação principal atingir 6 pontos, assim como no final de cada jogo.

Os intervalos não devem exceder 120 segundos entre os jogos; e não excedendo 60 segundos durante todos os jogos quando a pontuação principal atingir 6 pontos.

Fonte: https://development.bwfbadminton.com/

Sandra Sorpreso

Club Racket