Dicas pra quem vai começar a jogar Speed badminton

Data: 16/04/13

Dicas para a prática do Speed badminton

Vai começar a jogar speed badminton?

Seguem algumas dicas pra quem vai começar a jogar speed badminton.

1) Roupa e Calçado (tênis)

A primeira dica é em relação a roupa mais apropiada para a prática de esportes.

Camiseta ou regata dependendo da temperatura, uma bermuda ou calça confortável de tecidos leves e flexíveis e a principal dica é sobre o calçado mais indicado para a prática segura de um esporte.

O speed badminton é um esporte dinâmico de muita movimentação para não deixar o speeder (peteca) cair. Por ser um esporte que o principal golpe é o voleio, rebater o speeder sem que esse toque o chão, o praticante deve estar sempre atento, pronto para golpear o speeder.

Sendo assim o seu trabalho de movimentação de pernas e pés é grande e o ideal é que o seu calçado, tênis seja de solado baixo para evitar a torção do tornozelo.

Dependendo do tipo de quadra, local aonde for praticar o esporte, você pode optar por modelos indicados para esportes indoor como squash, badminton, handebol e voleibol ou para esportes outdoor como os modelos para a prática de tênis.

A escolha do calçado certo para iniciar a prática de um esporte garante a sua integridade física e bem estar evitando lesões.

2) Equipamentos (raquetes, speeder e court)

O principal equipamento para a prática do speed badminton é a raquete.

Atualemente existem vários modelos de raquete de speed badminton da marca Speedminton. Você deve procurar a que melhor se adpate ao seu estilo de jogo.

A Club Racket é a Distribuidora Oficial da marca no Brasil e no momento dispõe de 3 modelos de raquete e kits para a prática do esporte.

O speed badminton é uma modalidade recente no mundo e principalmente no país.

Como qualquer esporte que está iniciando a sua divulgação os modelos disponíveis no Brasil são para iniciação esportiva, indicados para a prática de forma recreativa.

- Raquete modelo S80: raquete em alumínio, 59 centímetros, pesa 180 gramas e tensão nas cordas de 12Kp. Disponível na cor verde/amarelo. Inidicado para jogos recreativos e jogos noturnos.

Disponível no Kit Speedminton S80

- Raquete modelo S200: raquete em alumínio endurecido (lite aluminium), 59 centímetros, pesa 174 gramas e tensão de cordas 12Kp. Disponível na cor branca/azul. Indicada para jogos rápidos.

Disponível no Kit Speedminton S200

- Raquete modelo S-Jr: raquete em alumínio endurecido (lite aluminium), 55 centímetros, pesa 160 gramas e tensão nas cordas de 12Kp. Disponível na cor amarela/vermelho. A cabeça (quadro) tem especial forma isométrica que permite uma mais fácil manipulação. Indicado para crianças até 13 anos.

Disponível no Kit Speedminton S-Jr.

O speeder é a peteca do esporte speed badminton. Como o tênis, o badminton e squash, para cada situação existe um speeder apropiado.

Conheça as características de cada speeder e a sua indicação.

- Fun Speeder: Pesa 7 gramas, alcança a velocidade de 260 km/h, utilizado para jogos de distâncias de 5 a 20 metros. Indicado para iniciantes.

- Match Speeder: Pesa 8,6 gramas, alcança a velocidade de 290 km/h, utilizado para jogos de distâncias de 10 a 30 metros. Indicado para jogos e competição.

- Night Speeder: Pesa 8,6 gramas, alcança a velocidade de 290 km/h, utilizado para jogos no escuro ou quando se joga blackminton, onde ele recebe um neon que o faz brilhar.

- Cross Speeder: Pesa 9,3 grmas, alcança a velocidade de 300 Km/h, utilizado para jogos de distâncias de 20 a 40 metros. Indicado para jogos em parques e praias.

A grande vantagem desta modalidade é que ele pode ser praticado em qualquer lugar e a qualquer hora.

Mas mesmo assim precisamos de mais alguns acessórios para poder praticá-lo nesses diversos locais: A Club Racket dispõe de 3 tipos de marcadores de quadra (campos).

- Easy Court Profissional: Conjunto de marcação de quadra com medidas de campo oficial (5,5 X 5,5 metros). Contém argolas de aço e 8 estacas. Ele é feito em tecido sintético na cor amarelo-limão que o faz brilhar nos jogos noturnos.

- Easy Court: Conjunto de marcação de quadra com medidas de campo oficial (5,5 X 5,5 metros). Contém argolas em plástico e 8 estacas. Ele é feito em tecido sintético na cor vermelha.

- Gecko: Conjunto de marcação de campo, contém 4 marcadores em feltro na cor laranja.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os equipamentos para a prática do speed badminton, só falta escolher o local e convidar os amigos para jogar.

Se você ainda não tem o seu Kit de Speedminton acesse umas das opções abaixo e garanta o seu kit. Lojas Virtuais:

www.sandrafastplay.mercadoshops.com.br

www.clubracket.com.br

www.fastplayeventosesportivos.com.br

Quer jogar com a gente, acesse o nosso perfil no Facebook e veja aonde vamos treinar:

www.facebook.com/speedminton.brasil

A sua escola quer fazer uma vivência para os alunos, entre em contato com a gente: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Não fique fora desta, comece a jogar speed badminton.

Profª Sandra Sorpreso