Em clima de praia carioca, atletas participam de etapa nacional do frescobol na Capital

Qualifique este item
(1 vote)

Data: 18/08/12, por Graziela Rezende

Como se estivessem em uma praia carioca, cerca de 50 atletas amadores e profissionais do frescobol participaram da 2ª etapa da Copa Brasileira, que ocorreu neste domingo (19), na praça Belmar Fidalgo, em Campo Grande.

É o terceiro evento do gênero que ocorre na cidade. Para participar do campeonato, segundo a atleta federada de Mato Grosso do Sul, Silvia Oliveira, ‘é necessário manter a bola no ar a qualquer custo e potência no jogo, para não parecer uma brincadeira de bate e volta na areia’.

“Moro no Rio de Janeiro, mas quando foi criada a federação aqui no Estado, fui convidada para participar então jogo sempre representando o MS”, afirma Oliveira.

Além da carioca e outros representantes do Rio de Janeiro, atletas de São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, João Pessoa, Rio Grande do Norte, Colômbia e Alemanha também participam do evento.

São quatro etapas anuais, sempre no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e em Natal ou João Pessoa.

“Quem ganhar as quatro etapas pode ser considerado campeão brasileiro”, disse a tricampeã brasileira Silvia.

Segundo um dos organizadores locais, Nilton de Oliveira Vieira, as premiações são troféus e medalhas, além de uma premiação em dinheiro para cada participante que ficar em uma das três primeiras posições.

Ontem, a dupla da Bahia Sheila e Cristina ficaram em primeiro lugar. Já em instantes sai o resultado do campeão da categoria masculina.

O frescobol teve início no Rio de Janeiro na década de 20. É um esporte tipicamente praiano, mas que também pode ser jogado em outros locais públicos, praticado por dois ou mais jogadores.

Fonte: Midia Max News